Isa Nonemacher: como ter um blog de sucesso #5 Porque meu blog não cresce?

como ter um blog de sucesso #5 Porque meu blog não cresce?

O post anterior sobre comentários teve o que falar! Já leu? Dá uma passada lá. E caso você seja novo por aqui e queira ver as outras postagens da série, vem ver o índice! Tá super fofinho ;D
Seja você iniciante ou veterana nesse universo da blogosfera, com certeza já chegou num ponto onde seu blog parou. As visualizações não aumentavam, comentários eram raros (falei mais sobre comentários aqui) e o numero  de seguidores continuava o mesmo.  Dá um desanimo enorme, não dá? Mas calma, antes de desistir de blogar, procura o que tem de errado no seu blog e tenta concertar, okay? E pra te ajudar nesse diagnóstico, fiz uma lista do que pode estar errado e você deve avaliar e corrigir. Preparada?

Defina seu nicho
Você já entrou em um blog que fala de TUDO? Em um dia fala sobre culinária, no outro sobre musica, no outro sobre filme, maquiagem, séries, etc... Eu fico toda perdida, sem saber sobre o que realmente o blog fala, não sei o que esperar do próximo post. E seu leitor também não. Parece bobeira, mas conheço vários blogs assim. Lembre-se de manter o foco. Do que o seu blog vai falar? Defina um (somente um) nicho e explore ele. Claro que dentro desse nicho você abre um leque de assuntos. Não entendeu? Exemplo: o nicho do meu blog é Internet. Dentro desse nicho falo sobre blogosfera, fotografia e cultura pop (famigerado 'nerdices' por aqui). Percebe que está tudo relacionado à Internet? Outro exemplo: O nicho do blog 'x' é pessoal. Nele, a blogueira fala sobre beleza (produtos que ela usa), moda (roupas que ela usa) e viagens (lugares que ela visitou). Percebe que o nicho é um só e dentro dele os temas são vários? Deixe isso bem definido.

Tenha uma frequência de posts
Nicho definido, hora de criar conteúdo. Parece difícil postar sempre conteúdo novo e original tantas vezes por semana. Mas calma! Se o seu blog é pequeno, não vale a pena fazer 2 posts por dia. Comece devagar, e faça testes. Ache um numero bom de posts por semana e siga disciplinadamente aqueles dias. Com o tempo, seus leitores se acostumam com aquela frequência e sabem qual dia devem voltar pra ver conteúdo novo!

Qualidade é melhor que quantidade
Definiu quantos posts por semana terá seu blog? Lembre-se de que se você não tem muito tempo ou experiencia para escrever, não adianta colocar um numero muito alto. Vá com calma e escreva posts de qualidade. Pegar uma foto no Pinterest e escrever 10 linhas sobre tal assunto nunca vai te dar credibilidade e reconhecimento. Pesquise, estude o assunto e depois escreva sobre. Antes de fazer qualquer post (não só no blog, como em todas as redes sociais) veja se o que você esta escrevendo está certo. Dê uma revisada na ortografia e acentuação e só depois solte na internet.

Seja presente
"Quem não é visto não é lembrado". Essa frase se encaixa muito bem aqui. Não limite seu blog a esse espaço. Tenha outras redes sociais para ele. 3 já são de bom tamanho, mas tem blogueira que gosta de ter TODAS. Eu - particularmente - acho desnecessário e que necessita de muito trabalho para manter todas atualizadas. Facebook, Instagram e Twitter já são o suficiente.

Não seja repetitivo
Fez um post sobre tal assunto? Não faça mais 3 posts sobre aquilo. Tente reunir toda informação em um post só pra não ficar só aquilo no seu feed e de quem o segue. Isso também entra nas redes que acabei de falar ali em cima: não use elas apenas para divulgar posts novos. Poste coisas legais e originais, exclusivas pra quem te segue ali. Se o leitor receber a mesma coisa de todos os cantos, é provável que ele pare de te seguir em algumas redes.

Tenha paciência
Muitos entram na blogosfera almejando sucesso e dinheiro. Tudo bem que faça isso, se manter os pés no chão. Saiba que não é fácil criar um publico fiel e 'bombar' na internet. É um trabalho duro e muitas vezes lento. Muitas pessoas acham que é só criar um blog, escrever um post qualquer e lançar na internet. Não é tão simples assim. Ter um blog exige tempo e cuidados. Assim como filhos, não é só criar e jogar no mundo. Tem que cuidar com muito amor e carinho!


Achou seu erro? Agora ficou bem mais fácil descobrir o que tem de errado, né? Acho que agora seu blog cresce! Esqueci de alguma coisa? Me conta aí: o que você mais acha que retarda o crescimento de um blog?



Até a próxima!
Um beijo e um queijo!
Isa Nonemacher 

9 comentários:

  1. Isa adorei suas dicas e é importante ler postagens sobre esse assunto porque assim podemos descobrir os nossos erros!

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Pam! Realmente é essencial ler posts assim pq de tempos em tempos, acabamos colecionando lixos que precisam ser tirados, né?
      Beijos

      Excluir
  2. Isa linda eu adorei. A questão do nicho é complicado pra mim sabe? Queria muito poder ter como conversar contigo no privado. Já estudei sobre isso e possuo algumas duvidas. Um dia chego lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Nathi! Nicho parece ser super complicado, mas quando se entende bem conseguimos definir um só. Se quiser falar diretamente comigo, manda uma mensagem na página do blog!
      Beijos

      Excluir
  3. Ótimas dicas. O meu maior problema é a frequência. Post 2 posts por mês, por causa de tempo 😫

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Aninha! Muitas blogueiras tem esse problema, é uma solução boa é fazer vários posts quando você tem um tempo e deixar tudo programado ;D
      Beijos

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Quase chorei aqui :/
    Eu tenho probleminha com meu nicho. Considero ele como pessoal, porque escrevo mais sobre sentimentos do que sobre coisas que uso, não há tantos recursos pra falar sobre e também não me interesso muito em falar disso. Gosto de falar sobre sobre outros blogs, vídeos que passa alguma mensagem legal... Como definir meu nicho? Não tô sabendo. Vou tentar focar em no máximo 5 coisas pra falar durante a semana e escrever todos os dias pra reconstruir meu público.
    Teus posts são muito bons <3
    Obrigada pela ajuda!

    Beijos
    Mundo de Nati

    ResponderExcluir
  6. Oi Nati, que bom que gostou! Acho que o seu nicho é mais reprodução. Voc reproduz aquilo que acha de bacana na internet, certo? Se quiser conversar mais, manda uma mensagem na página do blog que respondo todas as dúvidas lá ;D
    Beijos

    ResponderExcluir

© Isa Nonemacher - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Isa
Tecnologia do Blogger.