Isa Nonemacher: Como ter um blog de sucesso #3 Como divulgar meu blog?

Como ter um blog de sucesso #3 Como divulgar meu blog?

Vocês devem ter percebido a ausência de post no sábado. Sim, eu não postei pra vocês poderem aproveitar muito bem a pascoa de vocês - e eu também :D
Já estamos no 3º post da série mais gostosa da blogosfera. (Já acessou o indice? Tá super fofo <3) Já falei dos erros comuns entre as blogueiras e sobre layout, agora venho trazer um assunto que muitas blogueiras tem duvida: Como divulgar um post de forma certa? Muitas blogueiras acabam gerando spam pela internet - ou pior, acabam sendo muito chatas - quando tentam divulgar seu blog/post. Isso acontece porque elas não sabem divulgar de uma forma correta. Eu listei aqui algumas formas. Quer ver?


Newsletter
Se engana quem pensa que ninguém mais usa o e-mail. Ainda existem várias pessoas (euzinha!) que usam muito, por isso é importante chegar aos seus leitores através dessa ferramenta maravilhosa. O recurso que eu uso é o MailChimp, que é ótimo! Você disponibiliza uma página ou gadget no seu blog (depende do template) para o leitor deixar seu e-mail e receber suas postagens direto na caixa de e-mail. Uma vez por mês/semana você manda um e-mail com tudo aquilo que teve de melhor nas suas postagens. Sua frequência de emails depende da frequência de postagem. Se você posta 2 vezes por semana, enviar um e-mail semanal fica cansativo. Eu envio mensalmente só com os posts favoritos e os mais acessados. Falando nisso, já se inscreveu na minha newsletter?

Redes Sociais
Uma ótima técnica muitas vezes usada de uma forma tão errada :( Divulgar seu post nas redes é ótimo, mas tudo com moderação, né migos? Nada a ver postar no seu perfil 4 vezes por dia ou mandar o link por mensagem pra todos os seus amigos (sim, tem gente que ainda faz isso)! Nada é proibido, contando que seja com cuidado. Existem grupos no facebook que te permitem divulgar a vontade seus posts, mas respeitando as regras, okay? E não basta apenas colocar seu post lá e pronto. Visite outros blogs do grupo ;)

Comentar em outros blogs
O jeito mais fácil e que dá mais resultado: Visitar blogs amigos. A blogosfera esta recheada de blogueiras que retribuem comentários, mas não é por isso não! Quando você entra em outro blog e comenta em uma publicação com todo amor e carinho, a blogueira vai se sentir amada e com certeza vai entrar no seu blog e retribuir esse amor todo! Além de receber novos leitores que podem - ou não! - gostar do seu blog, você ainda faz uma amizade incrivel com a blogueira!

Amigos
Essa é a forma mais comum de ganhar curtidas, comentários ou compartilhamentos no seu blog: divulgando para seus amigos (não sendo chato, claro!) Puxe assunto com aquela sua amiga, e quando a conversa estiver acabando ou ficando sem assunto, comente (com todo o carinho e amor do mundo) que você fez um post no seu blog e que acha que ela vá gostar. Um amigo que acesse, é um leitor garantido. Os compartilhamentos são mais comuns entre as amigas que também são blogueiras, então bora fazer amigas na blogosfera :D

Posts populares/semelhantes
Quando o leitor entra no seu blog, ele com certeza ficou interessado por algo que estava ali, e por que ele não ficaria por algo parecido? Eu sempre deixo um gadget na sidebar ou no topo com algumas postagens que acho que meus leitores se identificariam. Assumo que quando acho um blog que tem tudo que me interessa, passo horas ali lendo tudo que esta escrito, e isso tudo graças ao gadget de postagens populares/semelhantes. Do contrario, nem faria ideia que aquele post existia.

Otimizar o blog para SEO

O Google hoje é o site de pesquisas mais usado no mundo, e por que não usa-lo a nosso favor? Esse é o chamado SEO, que coloca seu blog no Google, te rendendo muitas visitas. Dê uma procurada na internet sobre e saiba como colocar isso no seu blog :D

Com essas dicas não tem como ficar fazendo spam pela internet afora, né? Tem mais alguma forma que você costuma divulgar seu blog? Me conta ai!


Até a próxima!
Um beijo e um queijo!
Isa Nonemacher 

19 comentários:

  1. Ótimas dicas, Isa! Os que mais uso são as redes sociais e os comentários em outros blogs. Também gosto muito dos grupos de blogueirxs no Facebook porque dá pra conhecer pessoas e interagir melhor xD

    Beijão!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Tb curto muito os grupos do Facebook, conheço varias pessoas legais por lá!
      Beijos

      Excluir
  2. Muito legais as suas dicas! ^^
    Uma coisa que eu acho importante comentar é na questão da divulgação com comentários. Tem muita gente que sai à louca comentando nos posts de um blog, mas são comentários sem conteúdo, tipo "legal", "gostei", "lindo" e largam o link lá. Nada contra fazer isso uma vez ou outra, mas o mais interessante é comentar em posts que você acha que tem algo legal pra dizer, a pessoa que escreveu dedicou o tempo dela pra isso e vai ficar muito mais feliz em responder seu comentário como uma conversa do que com um simples "obrigada".
    Fora que, se você tiver coisas legais a dizer sobre o assunto, outros leitores do blog que você visitou vão sentir interesse em visitar o seu e ver o que mais de legal você tem a dizer. =)

    Estou adorando a série, parabéns!

    Eating Peanuts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ka! Comentários genéricos não dão nem vontade de responder, né? É tão mais gostoso responder comentarios onde voc percebe que a pessoa realmente leu e gostou!
      Beijos!

      Excluir
  3. Concordo totalmente com as dicas, e posso dizer que estou seguindo todas. Inclusive as newsletters!!! hahahah

    beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas são OTIMAS para manter o leitor assiduo ligadinho no blog e receber os posts em primeira mão!

      Beijos!

      Excluir
  4. Adorei as dicas. A primeira é super top. :DD

    ResponderExcluir
  5. Oii gostei das suas dicas... algo que amei com o blog foi fazer novas amizades...é muito prazeroso.
    Beijos.
    Blog GuriasGata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja perdi as contas de quantos amigos ja fiz. Realamente é a melhor parte hahaha

      Beijos!

      Excluir
  6. Gostei muito das dicas. =D Mal posso esperar para ver outras postagens sobre o tema. ^^
    Beijinhos

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou <3 Pra receber em primeira mão td oq acontece, recomendo assinar a newsletter (voc vai receber um e-mail com todos os posts da série ;D)

      Beijos!

      Excluir
  7. oi, de novo :)
    estou praticando algumas das coisas da lista e acho que está funcionando com o tempo, vejo que bastante gente visita, mas não comentam, mesmo assim fico muito feliz porque sei que tem gente absorvendo a minha mensagem.
    Beijos
    Beijos
    Mundo de Nati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas coisas levam tempo mesmo, é como uma semente: você planta hoje mas colhe só amanhã. Tenha calma e paciência que tenho certeza que você consegue ;D fiz um post sobre comentários também aqui, dá uma passada lá!
      Beijos

      Excluir
  8. Gostei muito das dicas e confesso que a maioria já faço. Mas como estou no começo não tem dado super certo.. mas sei que é força de vontade né?! Adorei seu blog e vou começar a acompanhar suas dicas! Parabéns pelo blog incrível, beijos

    www.queziagoncalves.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo é sempre mais difícil mesmo, é tudo novo e fácil de cometer erros... Mas força, amiga! Vai sempre com foco e determinação que voc alcança o sucesso <3
      Beijos

      Excluir
  9. Arrasou nessas dicas! Vou incorporar algumas na minha rotina!

    ResponderExcluir

© Isa Nonemacher - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Isa
Tecnologia do Blogger.